Comitê para estudar riscos da elevação do mar é criado no Rio após alerta da ONU

Alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) que diz que o mar da capital carioca pode aumentar em 21 centímetros até 2050, impulsionou a criação do ‘Comitê Rio de Estudos Científicos de Elevação dos Mares’ pela Prefeitura do Rio.

Estudo da ONU sobre o Oceano Pacífico destaca o Rio como uma das cidades mais vulneráveis à elevação do nível do mar, aumentando seu nível em 21 centímetros até 2050.

Através de pesquisas científicas e da criação de um banco de dados, o comitê, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Coordenação Governamental (SMCG), buscará compreender os impactos da elevação do mar na cidade e desenvolver políticas públicas adequadas. Além disso, a iniciativa contará com a colaboração de diversos órgãos municipais e instituições internacionais para a implementação de ações conjuntas.

Um estudo da ONU revela que o nível do mar no Pacífico está subindo a um ritmo alarmante, mais do que o dobro da taxa observada na década anterior. Essa aceleração, que se estende por 3 mil anos, coloca cidades como o Rio de Janeiro sob grave ameaça de inundações. Em Atafona, por exemplo, o nível do mar já subiu 13 centímetros nas últimas três décadas. A projeção para os próximos 30 anos é ainda mais preocupante, com um aumento estimado de 16 centímetros, podendo chegar a 21 centímetros. As consequências dessa elevação incluem inundações costeiras e o agravamento de processos de subsidência, especialmente em áreas com intensa atividade humana, como regiões com extração de água e combustíveis fósseis.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus