Blue Origin retoma lançamentos turísticos com sucesso e foguete transporta seis passageiros ao espaço

A Blue Origin, a empresa de Jeff Bezos, voltou aos lançamentos turísticos espaciais após dois anos. Em 29 de agosto de 2024, o foguete New Shepard realizou com sucesso sua segunda missão desde o intervalo, transportando seis turistas em um voo suborbital. Conhecida como NS-26, a missão decolou às 10h (horário de Brasília) do Launch Site One, em Van Horn, Texas, e atingiu uma altitude de cerca de 104.000 metros antes de retornar ao solo às 10h19.

A bordo estavam Nicolina Elrick, Rob Ferl, Eugene Grin, Eiman Jahangir, Karsen Kitchen e Ephraim Rabin. Karsen Kitchen, com 21 anos, tornou-se a mulher mais jovem a viajar ao espaço. A missão proporcionou alguns minutos de microgravidade e vistas da Terra a partir do espaço suborbital. O custo para um assento em um voo como este é estimado entre US$250 mil e US$300 mil (mais de R$1,5 milhão).

Os assentos de Ferl e Jahangir foram patrocinados pela NASA e por uma empresa de criptomoedas, respectivamente. A comentarista da Blue Origin, Ariane Cornell, destacou a eficiência do voo, e os tripulantes expressaram entusiasmo com a experiência.

Por: Luiza Torrão

Foto:  Blue Origin