NASA opta por espaçonave Crew Dragon da SpaceX para retorno de astronautas após falha do Starliner
A NASA decidiu que seus dois astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), que foram enviados no voo inaugural tripulado da espaçonave Starliner da Boeing, retornarão à Terra a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX. Isso ocorre porque o Starliner não foi considerado seguro para a viagem de volta. Atualmente, a Crew Dragon é a única espaçonave capaz de transportar passageiros e carga para o espaço.
A Crew Dragon, com 8,1 metros de altura e 4 metros de diâmetro, pode transportar até sete pessoas e seis toneladas de carga. O veículo é equipado com três telas sensíveis ao toque para visualização dos dados do voo, mas a maioria das funções é controlada de forma autônoma. Inicialmente, a SpaceX foi contratada para realizar cinco voos para a ISS, número que foi expandido para pelo menos 20 após o sucesso das primeiras missões. A espaçonave está atualmente na missão SpaceX Crew-8, parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA, lançada em 3 de março de 2024.
Os astronautas Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps e Alexander Grebenkin estão na ISS conduzindo pesquisas científicas, enquanto a Crew-7, composta por Jasmin Moghbeli, Andreas Mogensen, Satoshi Furukawa e Konstantin Borisov, chegou à estação em 27 de agosto de 2023 a bordo da Crew Dragon.
Por: Luiza Torrão
Foto: Reprodução