Zelensky vai apresentar plano a Joe Biden para encerrar guerra na Ucrânia

Volodymyr Zelensky,o presidente da Ucrânia, disse, nesta terça-feira (27), que a guerra com a Rússia acabaria em diálogo, porém que Kiev tinha que estar em uma posição forte e que ele apresentaria um plano de paz ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seus dois potenciais sucessores – Donald Trump e Kamala Harris disputam a preferência do eleitor estadunidense pela corrida à Casa Branca cujo pleito está marcado para o dia 5 de novembro.

Em entrevista coletiva, o líder da Ucrânia afirmou que a incursão de Kiev na região russa de Kursk, que já dura três semanas, fazia parte desse plano, porém que também inclui outras medidas nas frentes econômica e diplomática.

“O ponto principal deste plano é forçar a Rússia a acabar com a guerra. E eu quero muito isso – [que seja] justo para a Ucrânia”, declarou ele a repórteres em Kiev sobre a guerra iniciada pela invasão em larga escala da Rússia em fevereiro de 2022.

Ele não deu mais detalhes sobre os próximos passos, entretanto disse que também discutiria o plano com a vice-presidente democrata Harris e provavelmente também com Trump.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz