TRE: Aplicativo Pardal registra mais de 14 Mil denúncias de irregularidades eleitorais em apenas dez dias

Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrou mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, uma média de uma denúncia por minuto. Lançado em 2012 e aprimorado desde então, o Pardal permite denúncias de violações nas campanhas eleitorais, incluindo a utilização de Inteligência Artificial nas redes sociais.

A maior parte das denúncias, cerca de 50%, refere-se a campanhas para o cargo de vereador, com o estado de São Paulo liderando as denúncias (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271). O aplicativo é acessível para Android e iOS e também fornece um número de protocolo para acompanhamento das denúncias pelo Pardal Web.

O TSE usa o Pardal para auxiliar na fiscalização eleitoral, encaminhando todas as denúncias a juízes eleitorais para as devidas providências. Além do Pardal, o TSE oferece o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) para denunciar desinformação, ameaças e outros comportamentos irregulares.

Por: Luiza Torrão

Foto: Reprodução