Covid-19: Fase de testes da ButanVac não atende expectativas e pesquisa é encerrada
O Instituto Butantan anunciou o fim dos estudos da ButanVac, sua candidata à vacina contra a Covid-19. Em um comunicado, o órgão informou que o resultado “ficou aquém dos pré-requisitos de sucesso estabelecidos”.
Os testes já estavam na fase 2 e após 28 dias da aplicação da primeira dose, a quantidade de anticorpos produzidos pelos 200 voluntários que receberam a ButanVac foi significativamente menor em comparação com os outros 200 que foram imunizados com outras vacinas já disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desses resultados, o Butantan decidiu interromper o desenvolvimento da vacina.
Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, afirmou em comunicado:
“Nesse caso, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada. Por isso, interrompemos o seu desenvolvimento e seguimos no desenvolvimento de rotas mais promissoras. Nosso compromisso é com a ciência e a saúde da população”
“O ensaio clínico cumpriu o seu papel. No Butantan, temos respeito absoluto pelo processo e resultado científicos. Por isso, a população pode acreditar na gente. Quando dizemos que uma vacina é boa, é porque os estudos demonstraram isso”
Atualmente, o Instituto oferece oito tipos de vacinas para o Ministério da Saúde, são elas: influenza sazonal trivalente, hepatite A, hepatite B, HPV, raiva, a vacina tríplice bacteriana (DTP, que protege contra a coqueluche, tétano e difteria) e vacina dupla adulta (DTPA, contra difteria e tétano).
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus