Estduo aponta que excesso de TV aumenta risco de derrame e Parkinson

Pesquisadores da Universidade Médica de Tianjin, na China, descobriram que assistir mais de cinco horas de televisão por dia está ligado a riscos elevados para a saúde cerebral. O estudo, que acompanhou os participantes por 13 anos, revelou que passar tanto tempo assistindo TV aumenta em 44% o risco de desenvolver demência em comparação a quem assiste uma hora ou menos por dia. Para quem assiste de três a cinco horas diárias, o risco é 15% maior em relação a pessoas que quase não assistem TV.

Além disso, o estudo associou o tempo excessivo de TV a um aumento de 12% no risco de derrame e de 28% no de Parkinson. Durante o acompanhamento, foram registrados 5.227 casos de demência, 6.822 de derrame e 2.308 de Parkinson.

As imagens cerebrais dos participantes que assistiam mais de cinco horas de TV por dia mostraram uma redução na massa cinzenta e em áreas relacionadas à memória, ambas ligadas a doenças neurológicas.

Em contraste, o uso prolongado de computadores não foi associado a problemas cerebrais, possivelmente porque usar o computador envolve desafios mentais, de acordo com os pesquisadores.

Por: Luiza Torrão

Foto: Reprodução/Freepik