Cientistas alemães detectam megatsunami de 200 metros, causado por evento de deslizamento de rochas em 2023

Cientistas do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) descobriram um megatsunami de 200 metros de altura, equivalente a um prédio de 70 andares, que ocorreu no Fiorde Dickson, no leste da Groenlândia, em 2023. Esse evento superou a maior onda já registrada em Nazaré, Portugal, e acredita-se que um deslizamento de rochas tenha provocado o fenômeno.

O evento foi identificado por meio de sinais sísmicos captados globalmente, além de imagens de satélite que mostraram a ausência de uma grande massa de rocha em um penhasco. Um dos sinais sísmicos, de alta energia, foi observado em todo o mundo e durou mais de uma semana, atingindo até 5.000 km de distância.

O megatsunami foi detectado após relatos nas redes sociais e de ondas atingindo uma instalação militar na Ilha Ella. A altura das ondas foi estimada em 200 metros próximo ao ponto de entrada na água e uma média de 60 metros ao longo de 10 km do fiorde. Embora os cientistas tenham informações sobre a direção e a magnitude do deslizamento, a causa exata ainda é desconhecida.

Eventos anteriores, como o tsunami no Fiorde Karrat em 2017, demonstram o impacto devastador de tais fenômenos, que têm o potencial de alcançar a Europa.

Por Luiza Torrão
Foto: Reprodução/Youtube