Pesquisa mostra que 40% dos lares brasileiros usam serviços de streaming

Ao menos de quatro em cada dez famílias brasileiras usam o serviço de streaming em casa. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de Tecnologia da Informação e Comunicação 2022, a Pnad TIC, e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Em 2022, 71,5 milhões de lares tinham aparelho de televisão no País, o correspondente a 94,9% dos 75,3 milhões de domicílios particulares permanentes. Desse universo, 31,1 milhões possuíam serviço pago de streaming, ou seja, 43,4% das famílias que tinham televisão em casa. 

Segundo o IBGE, a popularização do streaming é um dos motivos pelos quais a televisão aberta e fechada tem perdido espaço nas residências brasileiras. Com o serviço de streaming, os assinantes podem acessar uma ampla gama de conteúdos, como filmes, séries, desenhos infantis e eventos esportivos, entre outros. 

A presença dos serviços de streaming nos lares brasileiros tem aumentado cada vez mais, em 2022 19,8 milhões de lares, ou 27,7% dos domicílios com televisão no País, tinham acesso a serviço de televisão por assinatura. Essa proporção foi de 28,8% em área urbana e de 19,8% em área rural. 

Os dados também revelam uma desigualdade regional. Enquanto no Sul (49%), Centro-Oeste (48,2%) e Sudeste (47,6%) quase metade dos domicílios possui serviços de streaming pagos, no Norte e no Nordeste as proporções são significativamente menores, com 37,5% e 28,2%, respectivamente. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Bloomberg