Foto de pássaros gera composição musical em homenagem a distribuidores de energia
Nesta quinta (22) em Brasília, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) realizou a cerimônia do Prêmio Abradee 2024. Empresas distribuidoras que se destacaram em gestão, qualidade, segurança e inovação foram reconhecidas no evento.
A cerimônia apresentou uma trilha sonora original composta a partir de uma fotografia de pássaros em fios de eletricidade. A “Sinfonia dos Distribuidores de Energia”, uma valsa de sete minutos, transforma a imagem em uma partitura musical, com os fios como pautas e as aves como notas. A ideia, desenvolvida pelo músico e cineasta Jarbas Agnelli, é uma releitura de um projeto anterior realizado em 2009.
Na criação da trilha sonora, o músico tomou liberdades artísticas, interpretando cada pássaro como uma nota musical (fá, lá, dó, mi, sol) e determinando a duração de cada som pela posição da ave no fio.
“A partir daí, foi só desenvolver um arranjo orquestral para realçar essa melodia inesperada”, explica Agnelli.
A composição original, baseada na foto de Paulo Pinto, tinha um minuto de duração. Ao ouvir a melodia criada por Agnelli, o fotógrafo ficou surpreso:
“Ele olhou o que eu olhei também. Só que eu olhei fotograficamente e ele olhou musicalmente”.
A criação conjunta de Paulo e Agnelli representa uma sinestesia visual e sonora, onde a imagem fotográfica inspira uma composição musical, e a música, por sua vez, enriquece a interpretação da fotografia.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil