Surfista Daniel Rodrigues se destaca no Itaquatiara Big Wave com onda de 10 Metros

Na última quarta-feira (14), aconteceu o Itaquatiara Big Wave, realizada em Niterói, na região metropolitana do Rio. No evento a dupla entre Pedro Scooby e Lucas Chumbo saiu campeã. No entanto, quem chamou atenção na competição foi Daniel Rodrigues.   

O surfista pegou uma onda de cerca 10 metros, em relação aos cálculos feitos pela organização do campeonato mostram a maior desta edição, além de ter aberto a discussão sobre um possível recorde no Brasil.  A conta foi feita a partir da altura do surfista, 1,73m, mas a organização do evento ainda vai checar com algumas associações de surfe para comparar o tamanho da onda. 

Carlos Burle, um renomado surfista de ondas gigantes, destacou a importância dos recordes no surfe para a carreira dos atletas. Ele reconhece a responsabilidade de medir com precisão o tamanho das ondas, mas acredita que a tecnologia atual não permite uma medição 100% exata. Burle enfatiza que diversos fatores e mudanças de ângulo podem alterar significativamente a medição, e muitas vezes os surfistas duvidam da precisão das tecnologias disponíveis. 

Ao contrário de Carlos Burle, Bruno Libardoni e Douglas Nemes, da Infinito Mare, acreditam que é possível medir o tamanho das ondas com precisão exata usando Oceanografia Física. Bruno, CEO da empresa, afirmou que os avanços em equipamentos fotográficos e o aumento da frequência dos registros permitem cálculos cada vez mais precisos, com margens de erro abaixo de 30 cm, utilizando métodos científicos e a referência visual do surfista nas imagens. 

Após análise de imagem, é necessário criar um código a cada pix para definir com precisão e definição a crista e a base de onda. Em seguida são analisados a Oceanografia Física e a mecânica das ondas, que é quando começam a ser resolvidos os cálculos complexos.  

Bruno garante que esse conjunto de análises permite o cálculo preciso, que torna possível determinar qual a maior onda no Brasil e o Oceanográfico também foi adicionado para a comparação de recorde mundial de ondas surfadas.  

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Matheus Couto