Secretário de Estado americano Antony Blinken pressiona Hamas por cessar-fogo em Gaza
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, solicitou, nesta terça-feira (20), ao Hamas que aceite a última proposta americana de cessar-fogo na Faixa de Gaza, dizendo que o tempo está se esgotando depois de mais de dez meses de guerra com Israel no território palestino.
Blinken, que chegou na terça-feira ao Catar depois de sua passagem por Israel e Egito, disse aos jornalistas, antes de deixar o aeroporto de Doha, que o tempo “urge” para alcançar um cessar-fogo. Ele ainda acrescentou que os Estados Unidos se opõem a uma ocupação israelense “a longo prazo” de Gaza.
Nesta terça, o Exército israelense anunciou que recuperou na Faixa de Gaza os corpos de seis reféns sequestrados em 7 de outubro no sul do país, durante o ataque dos milicianos islamistas que desencadeou a guerra.
Nas últimas semanas, Israel e Hamas se acusaram mutuamente de bloquear um acordo por um cessar-fogo e pela troca de reféns por palestinos presos em Israel, o que daria um ponto final a uma guerra que já deixou milhares de mortos no território palestino.
O secretário de Estado americano avaliou na segunda-feira, após reuniões em Israel, que esta poderia ser “talvez a última oportunidade de trazer os reféns de volta para casa” e “obter um cessar-fogo”.
Segundo Blinken, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, lhe “confirmou” que seu governo “aceita o plano de acordo” para um cessar-fogo apresentado por Washington e convocou o Hamas a “fazer o mesmo”.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz