STF suspende inelegibilidade de Garotinho e permite candidatura às eleições do Rio
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu temporariamente a decisão da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro que impedia o ex-governador Anthony Garotinho de concorrer às eleições municipais deste ano. A suspensão é válida até o julgamento final de um habeas corpus que contesta a validade das provas utilizadas na condenação de Garotinho.
Garotinho foi condenado a 13 anos, 9 meses e 20 dias de reclusão na “Operação Chequinho”, que envolveu compra de votos em Campos dos Goytacazes em 2016. Em 2022, a Segunda Turma do STF anulou a condenação de outro réu na operação por considerar que as provas eram ilícitas. A defesa de Garotinho argumenta que as provas contra ele também foram obtidas de maneira ilegal.
O ministro Zanin reconheceu que a investigação que levou à condenação de Garotinho teve origem semelhante às provas ilícitas anuladas anteriormente e, portanto, suspendeu a inelegibilidade até nova decisão. Com essa medida, Garotinho anunciou que irá concorrer a uma vaga de vereador no Rio de Janeiro, prometendo uma campanha com seriedade e dedicação.
Por Luiza Torrão
Foto: Agência Brasil