Queda de juros nos Estados Unidos pode valorizar Real, segurar inflação e reduzir taxa Selic

Na manhã de terça-feira (20), a colunista Juliana Rosa, do veículo de notícias BandNews FM, analisou sobre o possível início do ciclo de corte de juros nos Estados Unidos. Com a sinalização da economia estadunidense de passar a reduzir os juros, a expectativa também é a de que o dólar passe a se desvalorizar.

Com essa nova conjuntura, de acordo com Rosa, o Real pode ter uma preferência em relação aos grandes investidores. Um recente e grande movimento no fluxo de entrada de recursos estrangeiros na Bolsa de Valores do Brasil aponta que há uma preferência por investimentos na economia do nosso país.

Se o ciclo de redução de juros na economia dos Estados Unidos se inicie no próximo mês, o Real pode se valorizar e ajudar a reduzir a pressão inflacionária existente na moeda brasileira.

Gabriel Galípolo, o diretor do Banco Central, havia indicado, nos últimos dias, que o órgão poderia retomar o ciclo de aumento de juros como uma maneira de ‘segurar’ a pressão sobre a inflação.

A especialista diz que, se o dólar perder valor no mercado global e o Real passar a se valorizar, há uma probabilidade da pressão inflacionária diminuir e, com isso, o Banco Central não precisaria subir a taxa Selic.

Créditos da imagem:Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz