‘Pronasci’: Ministério da Justiça lança programa de proteção à juventude no Rio e em Salvador
Nesta segunda-feira (19), um debate entre representantes de organizações comunitárias de Salvador, acadêmicos e integrantes da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública deram início ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que objetiva proteger a juventude dos vícios.
O projeto também pretende reduzir os índices de violência letal contra adolescentes e jovens negros de 15 a 24 anos de idade; prevenir o uso prejudicial de álcool e outras drogas pelo segmento, bem como seu envolvimento com o crime organizado. As ações devem fornecer uma bolsa de R$ 500 por 12 meses para jovens em vulnerabilidade social.
O programa beneficiará a 1.500 “adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade agravada e especialmente expostos ao abuso de substâncias psicoativas” das regiões de Manguinhos, Maré, Penha e Alemão, no Rio de Janeiro, e outros 500 de Arenoso, Paripe, Nordeste de Amaralina, Liberdade e Fazenda Coutos, em Salvador.
“Estamos falando de um programa que está realmente olhando para o jovem em situação de vulnerabilidade mais grave, que chamamos de vulnerabilidade sociorracial”, declarou Maria Machado, secretária da Senad, instituição que coordena o Pronasci.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/MJSP