Prefeitura estuda reorganizar número de comerciantes da Feira da Glória

Após reclamações de moradores do bairro, a Prefeitura do Rio planeja reorganizações da tradicional e superlotada Feira da Glória, na Zona Sul do Rio. 

Em um estudo exclusivo para feito pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro para O Globo, de janeiro ao fim de junho, 103 mil pessoas visitaram a Feira da Glória.Por

O estudo pode aumentar ou reduzir o número de comerciantes da Feira, assim como a possibilidade de dividir os expositores por setores. Nas próximas semanas, o município deve se reunir com os moradores para ouvir as denúncias e reajustar as fiscalizações.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) multou 52 veículos estacionados irregularmente no cruzamento do Largo Paula Cândido com a Rua do Catete. Na mesma região, barracas não autorizadas causaram reclamações de comerciantes cadastrados. A SEOP também apreendeu 50 kg de antiguidades vendidas ilegalmente. A feira, que se estende até a Rua Joaquim Silva, próxima ao Passeio Público, gera transtornos na região.

A limpeza urbana na Avenida Augusto Severo tem sido prejudicada pela feira, que frequentemente se estende além do horário previsto de encerramento (15h). A permanência de expositores e a obstrução das calçadas dificultam o trabalho da Comlurb e geram insatisfação entre os moradores.

Entre os dias 4 e 11 de agosto, a SEOP autuou oito estabelecimentos por ocupar a via pública com mesas e cadeiras de forma irregular e aplicaram multas a 45 veículos estacionados em locais proibidos. Uma roda de samba realizada sem a devida autorização em um dos estabelecimentos foi encerrada pela polícia. O evento causou transtornos, atrapalhando os trabalhos de limpeza da Avenida Augusto Severo.

Por: Beatriz Queiroz

Foto: Reprodução O Globo / Alexandre Cassiano