Ministra divulga que abstenção nas provas do Concurso Nacional Unificado passou de 50%

Esther Dweck, ministra de Inovação e Gestão, informou na noite deste domingo (18), que foram 2,1 milhão de inscritos para apenas 1 milhão de pessoas que realizaram as provas do Concurso Nacional Unificado, ou seja, a abstenção superou os 50% dos candidatos.

Em todas as regiões do país, candidatos que participaram do concurso reportaram nas redes sociais que as salas de prova estavam praticamente vazias, com inúmeras cadeiras desocupadas em diversos municípios. A situação se agravou no turno da tarde, quando a presença de candidatos foi ainda menor.

“A gente teve cerca de 1 milhão de pessoas que efetivamente realizaram a prova. Mas a nossa estimativa é que chega aí bem próximo de 1 milhão de pessoas que realizaram a prova efetivamente hoje (domingo). O que para a gente está dentro, como eu falei hoje pela manhã, dentro da nossa expectativa, comparando a outros concursos públicos desse tamanho.”

Diante dos índices de abstenção registrados em concursos recentes, a ministra já esperava um número significativo de ausentes. Apesar de os dados oficiais ainda não terem sido consolidados, ela indicou que a taxa de abstenção deve ficar em torno de 52% a 53%.

A divulgação dos resultados finais do CNU está prevista para o dia 21 de novembro.

Por: Beatriz Queiroz

Foto: Arquivo OnBus