Manifestação no Complexo da Maré interrompe serviço de BRT

Na manhã desta segunda-feira (19), o serviço de BRT foi interrompido devido a uma manifestação de moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. O protesto ocorreu contra a operação de demolição no Parque União.

Os manifestantes bloquearam a Avenida Brigadeiro Trompowski, perto do BRT da Maré, no sentido Fundão, usando barricadas e incendiando caixotes para impedir a passagem de veículos e ônibus. Houve tentativas de bloquear também a Linha Vermelha, e um motorista de ônibus foi ameaçado e teve a chave do coletivo retirada por manifestantes.

A Polícia Militar, a CET-Rio e a Guarda Municipal foram acionadas para controlar a situação. Após cerca de uma hora de interrupção, uma faixa da Avenida Brigadeiro Trompowski foi liberada, mas o BRT teve que paralisar seus serviços duas vezes: primeiro por uma hora e depois por aproximadamente 15 minutos no final da manhã. Os serviços afetados foram o 90 (Terminal Fundão x Terminal Gentileza), o 42 (Manaceia x Galeão) e o serviço especial TIG x GIG. Segundo a MOBI Rio, a situação já está normalizada.

A manifestação está relacionada à terceira fase de uma operação da Polícia Civil e da Secretaria de Ordem Pública (Seop) que visa a demolição de um condomínio irregular no Parque União, construído pelo crime organizado. Engenheiros da prefeitura estimam que a operação causará um prejuízo de R$ 30 milhões aos responsáveis. Durante a ação, a polícia também recuperou uma carga roubada encontrada no Complexo da Maré.