Governo cria grupo de trabalho para melhorar transporte aéreo de animais domésticos

O anúncio sobre a comissão foi feito no mês passado, mas a oficialização só ocorreu nesta segunda-feira (19), com a publicação no Diário Oficial da União. Em suas redes sociais, Costa Filho destacou a criação da comissão como um “avanço significativo na regulação do transporte aéreo” e afirmou que as sugestões enviadas pela sociedade serão avaliadas pelo grupo. 

O Grupo de Trabalho (GT) será liderado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, sob a direção de Silvio Costa Filho, e contará com a participação dos Ministérios dos Direitos Humanos, do Meio Ambiente, da Saúde e da Agricultura. A comissão também incluirá representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Conselho Nacional de Medicina Veterinária. 

A criação do grupo se dá quase quatro meses após o falecimento do cão Joca, um Golden Retriever, que morreu ao ser enviado para o destino errado pela companhia aérea Gol. Joca embarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Sinop, em Mato Grosso, onde residia seu tutor, mas foi enviado para Fortaleza por engano.  

No mês passado, o governo federal anunciou a formação de uma comissão para definir regras específicas com o objetivo de melhorar a segurança e o bem-estar no transporte aéreo de animais. A comissão revisará cerca de 3,4 mil sugestões enviadas à Anac por veterinários, associações, empresas aéreas e profissionais do setor. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Reprodução, Instagram/@jfantazzini