Filipinas e China se acusam após China afirmar que navio filipino colidiu ‘deliberadamente’ com navio chinês

Nesta segunda-feira (19), os países China e Filipinas se acusam de causar choque entre navios e realizar manobras perigosas no Mar da China Meridional, o mais recente conflito depois que as duas nações concordaram em tentar aliviar as tensões e administrar os desentendimentos no mar.

Porém, segundo a emissora estatal chinesa CCTV, a Guarda Costeira da China disse que a embarcação filipina “colidiu deliberadamente” com uma embarcação chinesa de forma “não profissional e perigosa” na hidrovia disputada.

Apesar das várias advertências do lado chinês, o navio filipino 4410 colidiu deliberadamente com o navio chinês 21551”, afirmou o porta-voz da Guarda Costeira Gan Yu.

Já o governo filipino afirmou que os navios chineses executavam “manobras ilegais e agressivas”. Segundo o porta-voz da Guarda Costeira filipina, o contra-almirante Jay Tarriela, o navio chinês abriu um buraco no casco do navio filipino, o BRP Bagacay, durante a primeira colisão e amassou suas grades na segunda, quando também danificou o casco e o tubo de escape de outro navio, o BRP Cape Engano.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Guarda Costeira da China via Weibo/CCTV