CNU: tempo para realização de redação é apontado como ‘insuficiente’ no turno da manhã
De acordo com professores de cursos preparatórios, o tempo programado para a entrega da dissertação do Concurso Nacional Unificado, realizado neste domingo (18) por mais de 1 milhão de brasileiros, foi apontado como insuficiente para candidatos do turno da manhã. Os temas variaram de acordo com os blocos, indo desde direitos humanos e políticas públicas à programação.
Eduardo Cambuy, professor de Português e Administração do Gran Concursos, fez a prova do bloco 7, cujo tema da prova discursiva foi “sistema prisional e saúde do preso”. Ele disse que o tamanho da redação exigido pelo exame o surpreendeu.
“O período da manhã foi um pouco mais apertado, o tamanho mínimo da dissertação era de 35 linhas e o máximo, 40. O esperado era uma redação de 30 a 35 linhas. Até mesmo por conta do tempo. Para essas 2 horas e 30 minutos acreditava-se que seria uma redação menor“, comentou.
Já Heitor Ferreira, professor de redação e atualidades do Direção Concursos, disse que seus alunos acharam a prova equilibrada. Os temas seguiram uma linha social e humanitária, como “Direitos dos povos indígenas” e “Direitos trabalhistas da gestante”.
“Por enquanto o que os alunos comentaram bastante é que a prova foi equilibrada durante a manhã. Com relação aos temas, eles vieram em um nível muito bom“, disse.
O gabarito preliminar do exame sairá nesta terça-feira (20).
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução