Bilionário e turistas desaparecem após tornado raro afundar iate na Itália

Nesta segunda-feira (19), um tornado, fenômeno incomum no Mar Mediterrâneo, afundou uma embarcação com 22 pessoas à bordo na costa de Palermo, sul da Itália. Segundo a Guarda Costeira italiana, uma pessoa morreu e outras seis ficaram desaparecidas.

Ainda segundo a Guarda Costeira, Mike Lynch, bilionário britânico da tecnologia e conhecido como “o Bill Gates do Reino Unido”, é um dos desaparecidos. Angela Bacares, esposa de Mike, foi resgatada.

A maioria dos passageiros foi surpreendida pelo fenômeno climático enquanto dormia quando o tornado provocou o naufrágio do veleiro na costa italiana. Entre os resgatados, estão 15 pessoas, incluindo uma criança de apenas um ano.

Equipes de resgate localizaram o veleiro afundado a uma profundidade de 49 metros. As autoridades italianas iniciaram uma investigação para apurar as causas do naufrágio.

A ocorrência de tornados no Mediterrâneo é rara, mas tempestades e chuvas intensas atingiram a Itália nos últimos dias, causando inundações e deslizamentos. Paradoxalmente, a Sicília registrou um recorde de calor neste fim de semana.

Um oficial da Guarda Costeira em Palermo em entrevista à agência de notícias Reuters declara:

O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não dessa magnitude.

Por: Beatriz Queiroz

Foto: Divulgação / Fabio La Bianca