Submarino desaparece depois de descoberta inédita na Antártida
O desaparecimento do submarino autônomo, batizado de Ran, durante uma missão de exploração na Antártida, está gerando mistério entre os pesquisadores envolvidos. O veículo projetado sem a necessidade de tripulação, tinha como propósito investigar áreas desconhecidas sob o gelo da região da plataforma.
A expedição tinha como objetivo principal coletar informações sobre o derretimento das geleiras na região e mapear a topografia local. A equipe responsável pela operação buscava compreender as diferenças na espessura e velocidade de derretimento entre as partes oriental e ocidental da plataforma Dotson.
A análise dos dados coletados mostrou que essas divergências podem ser resultado da interação das águas profundas circumpolares, que são uma mistura proveniente do Oceano Pacífico e do Oceano Índico. Essa interação impacta de maneiras distintas a base de gelo da região.
Apesar das diversas teorias, os pesquisadores não encontraram nenhum indício do que pode ter acontecido, as possíveis causas desse sumiço envolvem o encalhe do submarino no gelo, um ataque biológico ou falha mecânica.
O objetivo agora é usar um novo equipamento para a continuação do trabalho, e quem sabe encontrar o Ran e trazer de volta a superfície.
Por: Carolina Sepúlveda
Imagem: Anna Wahlin/Universidade de Gotemburgo)