O uso de internet entre idosos dobrou e atinge 66% nos últimos anos mostra IBGE

Com o aumento da população idosa em contato com a Internet, o uso mais do que dobrou nos últimos anos no país. O percentual de pessoas com mais de 60 anos que acessam a rede saltou de 24,7% para 66% no período de 2016 a 2023. 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Tecnologia da Informação e Comunicação, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE. A pesquisa investiga o acesso à internet e à televisão pela população e pelos domicílios, além da posse de celular para uso pessoal. 

O levantamento que traz também uma radiografia do uso da televisão pelos brasileiros, a pesquisa mostrou que o acesso vem crescendo em todas as faixas etárias do país, mas o aumento mais tem sido observado entre os mais velhos, já que esses grupos etários não eram tão conectados à rede quando o levantamento começou, em 2016. 

De acordo com Gustavo Geaquinto, analista da Pnad TIC, explica que o crescimento de uso à internet entre os idosos impressiona. 

‘No período curto entre 2019 e 2023, houve um aumento muito grande e isso pode estar relacionado com a disseminação do uso da internet no cotidiano da sociedade e a facilitação do acesso à internet por vários meios’ 

A pesquisa mostra de 86,5% dos idosos informam usar a internet todos os dias. No conjunto da população, a marca chega 94,3%. As faixas etárias situadas entre 14 a 49 anos tiveram mais de 93% de seus indivíduos em contato com a internet em 2023. O percentual mais alto é da população entre 25 a 29 anos de 96%.  

Enquanto o celular fica mais e mais presente no cotidiano do brasileiro, a telefonia fixa perde relevância com o maior crescimento posse dos celulares.  

Por: Carolina Sepulveda  

Foto: Agência Santarém/Divulgação