Volume de serviços no estado do RJ volta a crescer e atinge recorde de 1,7% em junho

O volume de serviços prestados no estado do Rio de Janeiro,  voltou a crescer após ter apontado variação negativa de 0,4% em maio. No mês de junho, o setor apresentou expansão de 1,7%, o maior crescimento desde dezembro de 2022, quando avançou 2,7%. Com isso, o volume de serviços chegou ao patamar recorde da série, 0,5% acima do antigo ápice.  

O setor de serviços tem um papel importante para economia, além de gera produto interno bruto (PIB), é também responsável pela significativa parcela de colocação de trabalhos formais no Rio de Janeiro, incentivando o crescimento  econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. Apenas no primeiro semestre deste ano, o setor empregou 62.516 trabalhadores no Estado do Rio, o que representa 68,8% dos 90.857 novos empregos preenchidos no período – destaca o governador Cláudio Castro.  

Segundo o IBGE, em referência às áreas do setor de serviços que tiveram crescimento em relação a junho de 2023, o segmento de informação e comunicação teve um destaque positivo nos resultados. Outros avanços vieram dos serviços prestados as famílias e dos profissionais, administrativo e complementares. 

O indicador mostra também que em comparação interanual, o resultado do Rio de Janeiro ficou bem acima da média do país, que foi de 1,3%. O setor de serviços tem grande peso na economia fluminense e seu crescimento é um indicativo de progresso socioeconômico – comenta a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Cu. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Imagem : Agência Brasil