Instituto Nacional de Cardiologia enfrenta escassez de sangue e convoca cariocas para doação

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), uma instituição de referência do Ministério da Saúde no tratamento de doenças cardiovasculares complexas, está enfrentando uma baixa significativa em seus estoques de sangue. Por isso, o Instituto faz um apelo urgente à população do Rio de Janeiro para que ajude a reabastecer seus bancos de sangue, essenciais para a realização de cirurgias e outros procedimentos de alta complexidade.

Atualmente, o INC necessita de doações de todos os tipos sanguíneos, com um pedido especial para os tipos A e O, cujos estoques estão críticos.

O hemonúcleo do INC é o único da rede pública localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua das Laranjeiras, 374, térreo. Não é necessário agendar horário para realizar a doação; basta comparecer ao local com um documento oficial com foto.

Critérios para Doação de Sangue:

  • Idade: entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados e ter autorização do responsável).
    Peso mínimo: 50 kg.
  • Frequência: homens podem doar até 4 vezes por ano, com intervalo mínimo de 60 dias; mulheres podem doar até 3 vezes por ano, com intervalo mínimo de 90 dias.
  • Cuidados antes da doação: não é necessário jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos antes da doação.
  • Condições de saúde: pessoas que apresentaram sintomas de gripe ou tiveram contato com alguém gripado devem aguardar ao menos 7 dias após o desaparecimento dos sintomas para doar.

Para mais informações, entre em contato com o hemonúcleo do INC pelo telefone (21) 3037-2215.

Por Luiza Torrão

Foto: Reprodução/Internet