Engenheiros desenvolvem robôs multifuncionais para estruturas espaciais
Engenheiros da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram robôs inovadores que parecem ter saído diretamente da franquia Transformers. Inspirados pela arte do origami, esses robôs são capazes de se transformar em mais de mil configurações diferentes e têm o potencial de revolucionar a construção de estruturas no espaço.
Os robôs podem não apenas transportar materiais para a construção de estruturas, mas também servir como habitats espaciais. A equipe utilizou cubos plásticos ocos impressos em 3D e dobradiças giratórias para criar esses robôs, equipando-os com motores internos que permitem a mudança de forma. O mecanismo atual é capaz de carregar cerca de três vezes seu próprio peso e de percorrer superfícies inclinadas.
Antonio Di Lallo, coautor do estudo publicado na revista Nature Communications, explica: “Você pode enviar um robô para o espaço em sua forma compacta e montá-lo como um abrigo ou habitat. Depois, ele pode ser desmontado novamente.”
Os robôs são montados com cubos plásticos oco e dobradiças que, acionadas por motores, permitem criar uma variedade de formatos, incluindo túneis e estruturas de vários andares. A transformação dos robôs ocorre de maneira rápida, mudando de posições planas para cubos, por exemplo, em pouco tempo.
Atualmente, a equipe está trabalhando para aprimorar a tecnologia, com o objetivo de criar estruturas mais robustas que possam suportar cargas maiores.
“Queremos desenvolver uma estrutura mais resistente, capaz de suportar cargas maiores. Estamos explorando como projetar a primeira estrutura que possa se transformar em um formato de carro, por exemplo. Além disso, pretendemos testar essas estruturas em aplicações do mundo real, como robôs espaciais,” afirma Yanbin Li, coautor do estudo.
Por Luiza Torrão
Imagem: Li, Y., Di Lallo, A., Zhu, J. et al./Nature Communications