Pesquisa norte-americana aponta que Marte pode ter água oculta em rochas subterrâneas

Nesta segunda-feira (12) foi divulgada pela revista Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (Proceedings of the National Academy of Sciences) uma pesquisa realizada com dados da Nasa, que aponta que Marte pode ter água oculta em rochas subterrâneas, com volume suficiente para formar um “oceano global” abaixo da superfície do planeta.

O estudo afirma que a água pode estar entre 11,5 a 20 quilômetros de profundidade na crosta de Marte. Baseando-se em medições sísmicas do robô de pouso Mars InSight, que detectou mais 1.300 terremotos antes de desligar, em 2022.

Para confirmar a presença de água em Marte, seriam necessárias brocas e outros equipamentos que auxiliariam na identificação de sinais de vida microbiana.

Embora o Mars Insight tenha deixado de funcionar, os pesquisadores continuam analisando os dados coletados entre 2018 e 2022. Cientistas acreditam que Marte perdeu sua água à medida que a atmosfera se tornou mais fina, resultando no ambiente seco e empoeirado que conhecemos hoje.

 

Por Luiza Torrão

Foto: Reprodução/ESA