Nadadora brasileira expulsa das Olimpíadas quebra silêncio sobre saída: ‘Não tive voz’

No último domingo (11), a nadadora brasileira Ana Carolina Vieira quebrou o silêncio sobre expulsão das Olimpíadas de 2024. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a atleta foi desligada dos Jogos Olímpicos após sair sem autorização da vila olímpica para uma visita
à Torre Eiffel com o namorado, o também nadador brasileiro Gabriel Santos. Gabriel foi punido com um advertência.

Em uma entrevista exclusiva com Roberto Cabrini, Ana disse que ficou sabendo sobre a punição no domingo, dia 28 de julho, às 13h15 da tarde, após sua primeira performance na competição. A confusão teria começado após Ana descobrir que Maria Fernanda Costa, a Mafê, seria substituída no time de natação.

Na quinta-feira, 16h30 da tarde, 16h35 para ser mais específica, eu fui até a Torre realizar uma foto. Em nenhum momento fui questionada de nada. Na sexta-feira, houve um treinamento na parte da manhã. A tirada da foto oficial. E à tarde, nós ficamos livres para descanso na vila. Às 16h15 houve a reunião do revezamento, em que deram uma abertura para a gente estar podendo nos posicionar também”, declarou Ana.

Ana disse que se sentiu sem voz. Ao ser questionada se devia ter pedido autorização, Ana respondeu:  “No momento em que eu saísse da vila, eu poderia comunicar meu chefe de equipe”. “E por que você não fez isso?”, quis saber ele. “Porque em nenhum momento eu saí da organização. Em todo momento eu usei minha credencial, estava no ônibus da própria organização, desci dentro do vôlei de praia, dentro da organização, efetuei a foto e retornei à vila”, narrou ela. “Mas caberia um pedido de autorização na sua visão?”, insistiu o apresentador. “Não. O pedido de permissão é só para os menores de 18 anos”, disse Ana.

Na mesma entrevista, Ana ainda revelou um áudio no qual Gustavo Otsuka, alto membro da Comissão da Seleção Brasileira de Natação, se comunica com Gabriel “Essa nota foi do COB e, infelizmente, ninguém checou. Simplesmente replicaram. Já mandei tirar do ar, peço desculpa a você. A nota está errada”, diz ele na gravação. Ana se sentiu decepcionada, pois ele se desculpou de forma virtual, mas deu força aos comentários maldosos que recebeu ao ‘publicar uma nota falsa’.

Eu estou esperando uma retratação da própria Confederação Brasileira e da própria Confederação de Esportes Aquáticos“, declarou a atleta.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Instagram