Breaking dance deixa de ser modalidade olímpica, Baseball e Críquete serão adicionados na competição
Com o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris no último domingo (11) os olhares começam a se voltar para a próxima edição do evento que está planejada para acontecer entre os dias 14 e 30 de Julho de 2028 em Los Angeles. O Comitê Olímpico Internacional constantemente analisa e estuda quais esportes estão gerando mais engajamento e interesse por parte do público para entender quais devem considerar fazendo parte dos jogos e quais podem ser excluídos.
Nas Olímpiadas de Tóquio por exemplo houve a inclusão do surf, que ganhou muito reconhecimento e prestígio no meio esportivo. O breaking dance, que teve sua primeira participação nos jogos em 2024, não voltará em Los Angeles, mas pode ter seu retorno em Brisbane dependendo de sua popularização.
Algumas modalidades já estão confirmadas para a próxima edição do evento:
- Baseball/Softball
- Lacrosse
- Críquete
- Squash
- Flag football
O baseball será uma modalidade exclusiva para homens, enquanto o softball será uma modalidade exclusiva para mulheres. Ambos os esportes estiveram presentes nos jogos de Tóquio e são extremamente populares entre o público norte-americano.
Já o Lacrosse e o Críquete retornam após um longo período de mais de cem anos sem participarem como modalidades dos jogos. O squash e o flag football farão sua estreia olímpica.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Stephanie Lecocq/ REUTERS