Estados Unidos negociam anistia para que Nicolás Maduro deixe poder

Neste domingo (11), o jornal The Wall Street Journal revelou que os Estados Unidos estão negociando uma espécie de anistia política para que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deixe o poder.

Segundo o veículo, Washington está negociando cogitando oferecer perdões políticos e garantias de não perseguir Maduro nem os principais dirigente de seu governo. A medida serviria como um perdão político.

O cenário da proposta se dá em meio às agitações nas eleições venezuelanas. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que correspondente à Justiça eleitoral e é aliado de Maduro, proclamou a vitória do atual presidente com 52% dos votos. Já a oposição, que tem como principal candidato Edmundo González, afirma a vitória do opositor com 67% dos votos.

Além da proposta americana, Maduro também ganhou da oposição uma garantia de proteção caso ele aceitasse fazer uma transição gradual de poder. Porém, Maduro descartou a possibilidade de negociação e pediu que a líder oposicionista María Corina Machado se entregasse à Justiça.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução