Alerta de ‘megaterremoto’ deixa Japão em estado de atenção
Na quinta-feira (8) a Agência Metereológica do Japão emitiu um alerta sobre o risco de grandes terremotos na costa do Oceano Pacífico. O alerta de tsunamis não foi emitido. O país é um dos mais atingidos por terremotos por estar situado em cima de quatro placas tectônicas. Em 2011 chegou a enfrentar um terremoto de magnitude 9, o que gerou uma grande catástrofe, o país segue diversas medidas de prevenção para a redução de danos em caso de alerta.
Um tremor de magnitude 7,1 atingiu a ilha de Kyushu mas não houveram feridos. O primeiro ministro do Japão, Fumio Kishida, cancelou a viagem que faria nessa sexta-feira para a Ásia Central para gerenciar a situação.
“Decidi permanecer no país durante a próxima semana para garantir que nossos preparativos e comunicações estejam em ordem”, afirmou o primeiro ministro em coletiva.
Após o comunicado da Agência Metereológica um abalo sísmico atingiu também a cidade de Tóquio, dessa vez com a magnitude de 5,3. Não houve indicação para que ninguém deixasse suas casas e nem alerta de perigo que indicasse evacuação, porém os cidadãos estão em aviso e tomando precauções.
Conteúdo informativo será liberado pelas autoridades competentes nos próximos dias para coordenar a população em caso de emergência.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Wikimedia Commons