Ministério das Comunicações gera polêmica ao apagar Rebeca do pódio em montagem e pede desculpas

Rebeca Andrade foi protagonista de uma das imagens mais importantes das Olimpíadas de Paris, a ginasta ganhou a medalha de ouro na final do solo e na sequência quando estava no pódio as atletas norte-americanas que venceram as medalhas de prata e bronze fizeram reverência a ela, Simone Biles e Jordan Chiles respectivamente. A fotografia viralizou nas redes e rodou o mundo inteiro, sendo elogiada por grandes figuras como Michelle Obama.

O Ministério das Comunicações recebeu críticas após fazer uma montagem excluindo Rebeca do centro do pódio e a substituindo por um computador, como uma forma de referência e propaganda institucional ao programa “Computadores para Inclusão”. Os internautas não receberam a publicação positivamente e a repercussão da publicação foi extremamente negativa. Após a polêmica a postagem foi excluída e um pedido de desculpas foi divulgado em nova postagem enfatizando a importância da representatividade para mulheres pretas.

Não foi a primeira vez que um Ministério se envolveu em uma polêmica durante estas Olímpiadas. O Ministério do Esporte deletou uma publicação com teor racista logo após a abertura dos jogos.

 

Por: Victoria Brasil

Imagem: Reprodução/Redes sociais