EUA: Kamala Harris anuncia Tim Walz como vice de chapa na disputa eleitoral contra Trump

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, anunciou o governador de Minnesota, Tim Walz, como seu vice de chapa na corrida pela Casa Branca. Depois de ter passado por duas semanas de campanha tranquilas, Kamala agora busca manter o impulso que sua candidatura teve enquanto inicia uma nova etapa da disputa eleitoral. A divulgação do nome foi feita antes de sua primeira aparição pública oficial desde assim que foi confirmada como candidata democrata às eleições presidenciais, nesta terça-feira (6).

“Eu estou orgulhosa em anunciar que eu pedi a Tim Walz para ser o meu companheiro de chapa”, anunciou Kamala em uma publicação no Instagram.

“Nós vamos fazer uma grande parceria. Nós vamos criar uma grande equipe. Nós vamos vencer essa eleição”, completou ela.

Kamala disse, no comunicado, que a escolha por Walz foi “pessoal”, listando a história pessoal do governador do Minnesota e suas “convicções sobre lutar por famílias de classe média”.

“Ele cresceu em uma pequena cidade em Nebraska, passando os verões trabalhando na fazenda de sua família. Seu pai morreu de câncer quando ele tinha 19 anos, e sua família dependia dos cheques de benefícios de sobrevivência da Previdência Social para sobreviver. Aos 17, ele se alistou na Guarda Nacional, servindo por 24 anos. Ele usou seus benefícios do GI Bill para ir para a faculdade e se tornar professor”, escreveu Kamala.

Além disso, Kamala listou o histórico político de Walz, citando seu trabalho bipartidário com republicanos para aprovar gastos em infraestrutura, corte de impostos para famílias trabalhadoras e leis progressistas, como licença médica e familiar remunerada para famílias de Minnesota, proteções ao direito ao aborto e verificações universais de antecedentes para compra de armas.

“A vice-presidente Harris está nos mostrando a política do que é possível. Isso me lembra um pouco do primeiro dia de aula”, concluiu.

A escolha de Kamala foi celebrada pelo presidente Joe Biden. Em um tweet no X, o mandatário disse conhecer Walz há quase duas décadas, definindo-o como um “líder forte, íntegro e eficaz”.

“A chapa Harris-Walz será uma voz poderosa para os trabalhadores e a grande classe média dos Estados Unidos. Eles serão os mais fortes defensores de nossas liberdades pessoais e de nossa democracia. E eles garantirão que os Estados Unidos continuem a liderar o mundo e a desempenhar seu papel como nação indispensável”, afirmou ele, convidando os democratas a se unirem em torno da chapa.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz