Seán O’Malley, cardeal que combatia pedofilia na Igreja Católica, se aposenta aos 80 anos

Nesta segunda-feira (05), o norte-americano Sean O’Malley, cardeal que combateu casos de pedofilia na Igreja Católica, pediu demissão aos 80 anos. O papa Francisco anunciou a renúncia de O’Malley e nomeou Richard G. Henning, de 59 anos, que até então era bispo de Providence, no nordeste dos EUA, para seu posto.

O limite de idade para bispos e membros da Cúria Romana está oficialmente fixado em 75 anos, mas o pontífice flexibilizou esta regra em 2018. Contudo, os cardeais que chegam aos 80 anos de idade já não são eleitores no conclave.

O cardeal se destacou na luta contra escândalos sexuais infantis no clero, mas também na sua defesa por migrantes. Em 2003, ele substituiu em Boston o cardeal Bernard Law, que renunciou devido ao enorme escândalo causado pelo tratamento desastroso dos casos de pedofilia nesta cidade americana e sua região. O caso deu origem ao filme ‘Spotlight’.

O’Malley negociou um acordo de compensação de US$ 90 milhões (R$ 474 milhões na cotação atual) para mais de 500 vítimas. Para isso, vendeu a sede do arcebispado e suprimiu 65 das 357 paróquias de sua diocese.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Wikimedia