Guarda Municipal de Niterói resgata jiboia escondida em casa em Piratininga
Na manhã de sexta-feira (02), a Guarda Municipal de Niterói, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, resgatou uma jiboia que estava escondida ao lado de uma geladeira em uma casa em Piratininga. Após a captura, a equipe verificou que a cobra estava saudável e a devolveu à natureza na Área de Proteção Ambiental da Ilha do Pontal.
O resgate de animais silvestres em Niterói é realizado por agentes treinados, que podem ser acionados pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Em 2023, mais de 245 cobras foram capturadas pela equipe. As jiboias, que não são venenosas, se alimentam principalmente de roedores, mas podem atacar pequenos animais de estimação, como gatos e cachorros, matando suas presas por asfixia.
O trabalho da Coordenadoria de Meio Ambiente inclui um procedimento especializado para cada tipo de resgate. Após receber o chamado, a equipe captura o animal e avalia suas condições físicas. Se o animal estiver saudável, ele é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima. Caso contrário, ele é encaminhado para centros de reabilitação, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), na Zona Oeste do Rio, ou o Instituto Vital Brazil, se for uma cobra venenosa.
A Guarda Municipal de Niterói orienta que, ao encontrar um animal silvestre, as pessoas devem acionar o Cisp pelo telefone 153 para que o resgate seja feito por profissionais capacitados. Além disso, reforça a recomendação de não alimentar esses animais.
Por: Carolina Cordeiro
Imagem: Reprodução Youtube