Governo Federal anuncia aplicativo Celular Seguro, que terá função de ajudar a recuperar aparelhos roubados
O aplicativo Celular Seguro, que atualmente permite o bloqueio de smartphones roubados, vai ganhar uma nova função para ajudar na recuperação desses aparelhos. O Governo Federal anunciou que o aplicativo terá um modo de recuperação que permitirá rastrear dispositivos furtados ou roubados.
Quando essa função for ativada pelo usuário, o sistema começará a monitorar o celular. Se o aparelho for ligado com um novo chip, uma intimação será enviada automaticamente ao novo usuário, solicitando que ele apresente a nota fiscal do celular ou o devolva à polícia. Esse sistema, que já foi testado com sucesso no Piauí, será implementado em todo o país nos próximos 90 dias.
O novo recurso complementa a proteção atual, que já permite o bloqueio total do aparelho. Agora, será possível bloquear apenas os aplicativos e o chip, deixando o rastreamento ativo. Isso ajudará a identificar a localização do celular e a facilitar sua recuperação pelas autoridades.
A iniciativa visa reduzir o número de roubos e furtos de smartphones, que já caiu 50% em Teresina após o uso do sistema. Além disso, o programa vai permitir que os usuários consultem bancos de dados de segurança pública e da Anatel para verificar se um celular é roubado antes de o aparelho.
O Celular Seguro é um serviço disponível para Android e iPhone, e permite que o dono ou um contato de confiança bloqueie o dispositivo pelo site ou aplicativo. Operadoras como Vivo, Tim e Claro, e bancos como Bradesco e Itaú, já participam do programa. Mais de dois milhões de pessoas estão cadastradas, e cerca de 68 mil alertas já foram acionados.
Por: Carolina Cordeiro
Imagem: Divulgação