Febre Oropouche: Ministério da Saúde confirma 1º óbito fetal pela doença em Pernambuco

Nesta sexta-feira (02), o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte fetal pela febre Oropouche. A transmissão é vertical quando a mãe passa para o bebê. O caso foi registrado em Pernambuco. A gestante tem 28 anos de idade e estava na 30ª semana de gestação. Neste caso, a confirmação considerou, entre outras informações, resultados que descartaram outras hipóteses de diagnóstico e resultados positivos em exames RT-PCR e imunohistoquímico (que identifica moléculas produzidas por diversos agentes infeciosos).

O Brasil também registrou duas mortes pela doença. Ambas as vítimas eram mulheres, que morreram na Bahia, entre maio e junho deste ano. Até então, “não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbitos pela FO”, segundo o Ministério da Saúde.

Atualmente, o país registra oito casos de transmissão vertical de Oropouche, sendo sendo quatro casos em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre. Desses casos, quatro evoluíram para óbito fetal e quatro apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, foram registrados 7.286 casos de Oropouche, em 21 estados.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação/Ministério da Saúde