Correios alerta para novo golpe da encomenda internacional em que vítimas são cobradas por taxa que não existe

Uma das maiores preocupações de quem compra em sites internacionais como AliExpress e Shein é a de ser taxado. Esse medo está sendo explorado por criminosos em um novo golpe em que uma mensagem de SMS é enviada à vítima se passando pelo Correios e cobrando uma suposta taxa de liberação de encomendas retidas na alfândega. Com a nova cobrança de imposto federal sobre compras internacionais de até US$ 50, a situação tende a se agravar.

Criminosos enviam mensagens de texto ou pelo aplicativo WhatsApp dizendo que a vítima tem produtos retidos pela fiscalização aduaneira, alegando que a compra internacional foi alvo de taxação pela Receita Federal. A mensagem é encaminhada por um número de apenas cinco dígitos – assim como contas oficiais de empresas no Brasil.

A taxa de importação é um imposto cobrado pela Receita Federal (RF) sobre mercadorias compradas no exterior e trazidas para o Brasil. O golpista induz a vítima a fazer o pagamento da taxa via Pix para liberar o produto.

As mensagens fraudulentas contêm, geralmente, frases como: “CORREIOS: seu pedido foi temporariamente retido. Para saber mais, clique no link” ou “Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalização alfandegária. Para mais informações, acesse (link).” Ao clicar no endereço eletrônico, você é direcionado a um site falso que imita o site dos Correios. Lá, é solicitado que você insira informações pessoais, como CPF, e-mail, nome completo e telefone. Depois de fornecer esses dados, um QR Code do Pix é gerado para o pagamento da falsa taxa.

Além da perda financeira, você corre o risco de ter seus dados pessoais usados para outros gêneros de fraudes, como abertura de empresas e solicitações de cartões de crédito, por exemplo.

Recentemente, Raphael Baêta enfrentou uma tentativa de golpe depois de efetuar a compra de um produto eletrônico chinês pela Amazon durante o Prime Day.

“Me considero cauteloso, mas o golpe é bem feito”, contou ele.

Num primeiro momento, ele não percebeu que se tratava de uma compra internacional. Tempos após a compra, recebeu um e-mail da Amazon indicando que o item era internacional e fornecendo um código de rastreamento dos Correios. Consultando o código pelo celular, ele notou que o produto havia sido liberado pela alfândega sem taxação.

No dia seguinte à consulta, Raphael recebeu uma mensagem SMS falando sobre a taxação de um produto, acompanhada de um link falso com uma URL diferente da página oficial de rastreamento dos Correios. Apesar de ter excluído a mensagem, Raphael acredita que o golpe foi bem elaborado e talvez estivesse vinculado à sua consulta no site dos Correios, provavelmente por meio de um vazamento ou interceptação de dados.

A equipe dos Correios, em nota, respondeu que assim que teve conhecimento das tentativas de golpe, a Polícia Federal foi acionada. Além disso, foi reforçado que a empresa não entra em contato por WhatsApp com os clientes. A recomendação é sempre utilizar o site oficial dos Correios a fim de conferir o andamento das compras.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz