Comércio carioca espera crescimento de 3% nas vendas para o Dia dos Pais

O comércio carioca está otimista e espera um crescimento de 3% nas vendas para o Dia dos Pais em comparação com o ano passado. Assim como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal, esta data comemorativa é fundamental para fortalecer o varejo no segundo semestre. A estimativa foi feita pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) após consulta com comerciantes de diversos setores, incluindo roupas, calçados, joias, relógios, eletroeletrônicos, livros, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios como carteiras e cintos.

A pesquisa mostra um otimismo entre os lojistas, que acreditam que o crescimento se deve a fatores econômicos favoráveis, como o aumento do emprego e a estabilidade dos preços. Os produtos mais demandados devem ser vestuário (comuns e esportivos), calçados (tênis, sandálias e chinelos) e acessórios pessoais.

Até maio, o comércio apresentou um aumento consistente nas vendas, com taxas mensais superiores às do ano passado, indicando um crescimento vigoroso. Para o Dia dos Pais, os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa ficará entre R$ 150 e R$ 200, com a maioria dos clientes optando por pagamento via cartão de crédito, Pix, cartão de débito e parcelamento.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, “felizmente o varejo vem revelando desempenho melhor. Depois de tempos difíceis, a sequência nos dá esperança para atingirmos 3,0% de aumento no Dia dos Pais. Afinal, o consumo está tracionado e a economia caminha melhor. No entanto, a elevação dos juros pode representar uma trava no processo”.

 

Foto: Agência Brasil