Rio de Janeiro recebe recorde de turistas internacionais no primeiro semestre de 2024

O primeiro semestre de 2024 trouxe números expressivos para o turismo internacional no Rio de Janeiro, impulsionando significativamente o setor na cidade. Cerca de 760,2 mil turistas estrangeiros desembarcaram no Rio, representando um aumento de 19,89% em relação ao mesmo período de 2023, quando aproximadamente 609 mil visitantes foram registrados. Os dados, coletados pela Embratur, pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Polícia Federal (PF) e analisados pelo Instituto Rio21, revelam que esse é o segundo maior número de turistas internacionais, superado apenas pelo ano de 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo.

A pesquisa destaca que a maioria desses turistas veio de países da América do Sul, que representaram 58,75% do total de visitantes nos primeiros seis meses de 2024, com destaque para Argentina (233.972 pessoas), Chile (154.097) e Uruguai (24.988). Em seguida, estão os turistas da Europa, que compuseram 22,77% do total, e da América do Norte, com 14,1%.

“Os dados apontam para o protagonismo carioca no turismo nacional e revelam a necessidade de um olhar cuidadoso ao turista, de modo a garantir um ambiente de experiência positiva desde a chegada até o retorno ao seu país de origem. Os desafios relacionados à segurança pública são muito relevantes e é preciso uma interação entre as forças institucionais municipais e estaduais para garantir que a cidade do Rio seja percebida como, de fato, a cidade maravilhosa. Os dados têm apontado uma melhoria do cenário, o que esperamos ver de maneira contínua nas próximas divulgações”, afirmou Philippe Guedon, Diretor de Pesquisa do Instituto Rio21.