Eleições Venezuela: artigo universitário estima que González venceu Maduro com 66% dos votos

Um artigo assinado pela Universidade de Pernambuco, Universidade de Michigan e da Venezuela estimou que Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita) venceu as eleições com 66,12% dos votos, contra 31,9% do presidente Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda).

O estudo chegou num resultado aproximado ao do estimado pela oposição.

Para obterem o resultado, os especialistas usaram dados dos votos obtidos pela coalizão do governo em 4 eleições passadas na Venezuela: 2023, 2015, 2020 e 2021. As informações foram utilizadas para selecionar uma amostra de 1.500 seções eleitorais, ordenadas por estratos e localização geográfica. Em seguida, foram coletados o número de eleitores e votos para cada candidato dessas seções, após as eleições.

Ao estratificar as seções eleitorais em uma escala de 7 pontos, selecionar seções de pooling com uma amostra probabilística, obter dados eleitorais oficiais das seções eleitorais selecionadas e fornecer procedimentos de estimativa que levam em conta o design da amostra, nossa abordagem aumenta a precisão da estimativa dos resultados eleitorais e fornece insights sobre os desafios da realização de eleições em ambientes politicamente voláteis”, afirmou o estudo.

Apesar do Conselho Nacional Eleitoral ter considerado Maduro vitorioso, o resultado segue sendo contestado pela oposição e pela comunidade internacional.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução