Organização dos Estados Americanos pede prisão de Nicolás Maduro no Tribunal Penal Internacional

 

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, anunciou na quarta-feira (31) que solicitará ao Tribunal Penal Internacional a emissão de um mandado de prisão contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

“É hora de apresentar acusações contra os maiores responsáveis, incluindo Maduro. Ele anunciou um banho de sangue e cumpriu sua promessa. Até agora, 17 pessoas foram mortas. Vamos solicitar formalmente a acusação, e todos que quiserem fazer referência ao caso são bem-vindos”, declarou Almagro.

Almagro expressou indignação com a situação, destacando a gravidade dos atos de Maduro. “Maduro prometeu um banho de sangue, e ficamos indignados ao ouvir isso. Estamos ainda mais indignados agora que ele está realmente cumprindo essa promessa. Há premeditação, traição, impulso brutal, ferocidade e vantagem superior. É hora de apresentar acusações e de um mandado de prisão ser emitido pela Justiça Criminal”, finalizou o secretário-geral.

A declaração de Almagro reflete a crescente preocupação da comunidade internacional com a crise na Venezuela e o desejo de responsabilizar seus líderes por violações de direitos humanos.