Governo Federal amplia programa para recuperação de celulares roubados

Nesta quinta-feira (1º), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assinou um protocolo de intenções com o governo do Piauí para criar um grupo de trabalho que desenvolverá o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. O objetivo é expandir o Programa atual, que já bloqueia aplicativos financeiros, chips e aparelhos, para incluir estratégias de rastreamento e recuperação de celulares, baseadas no sucesso do Piauí.

O grupo terá 90 dias para elaborar o novo protocolo nacional, que integrará as técnicas usadas no Piauí, onde houve uma redução de 44% nos roubos de celulares no primeiro trimestre de 2024.

O ministro da Justiça, Lewandowski, destacou a importância de implementar a estratégia do Piauí em todo o Brasil, considerando-a um avanço na segurança dos cidadãos. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, elogiou a colaboração e destacou a importância de replicar soluções locais em nível nacional. O estado criou um banco de dados com o IMEI dos celulares roubados, desenvolveu o programa Cell Guard para rastreamento e o sistema Lupa Bot para verificar restrições de roubo. A Operação Interditados identificou e suspendeu atividades de estabelecimentos que comercializavam celulares roubados.