Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa para prefeitura de Nilópolis
O juiz Leandro Loyola de Abreu, da 201ª Zona Eleitoral, de Nilópolis, decidiu pela suspensão da divulgação de recente pesquisa eleitoral sobre as intenções de voto na cidade. A decisão atendeu pedido do Diretório Municipal do União Brasil.
A pesquisa foi feita por uma ONG e aponta suposto empate técnico entre o atual prefeito Abraãozinho (PL) e Rogério Ribeiro (MDB). O magistrado, contudo, considerou que o resultado teria indícios de manipulação já que a pesquisa apresenta inúmeras irregularidades. A ONG que pagou e realizou a sondagem está com cadastro (CNPJ) inativo na Receita Federal. Além disso, o responsável estatístico que assinou a pesquisa não tem registro no Conselho Regional de Estatística (Core). Outro ponto que também chamou atenção foi o valor irrisório do trabalho: R$ 350.
O juiz considerou que as divergências levantadas pelos advogados do União Brasil foram suficientes para chancelar a representação. Em sua decisão ele apontou perigo de dano à disputa eleitoral já que houve distribuição de jornais com o resultado pelo município.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz