Venezuela: Governo de Maduro expulsa diplomatas de países que contestam eleição
Nesta segunda-feira (29), um dia após a vitória de Nicolás Maduro (51%) contra Edmundo González (44%), o governo do país decidiu expulsar os representantes diplomáticos de Argentina, do Chile, da Costa Rica, do Peru, do Panamá, da República Dominicana e do Uruguai, que contestaram o resultado das urnas.
Na nota divulgada pelo governo venezuelano, os países que não reconheceram a vitória de Maduro foram criticados. O texto alega que o não reconhecimento é contra a soberania nacional. De acordo com a nota, serão promovidas “todas as ações legais e políticas para fazer respeitar, preservar e defender” o direito inalienável da autodeterminação.
“A República Bolivariana da Venezuela manifesta sua rejeição mais firme diante das declarações de um grupo de governos de direita, subordinados a Washington e comprometidos abertamente com os postulados ideológicos mais sórdidos do fascismo internacional, tentando reeditar o fracassado e derrotado Grupo de Lima, que pretende desconhecer os resultados eleitorais dos Comícios Presidenciais ocorridos este domingo“, diz o comunicado.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução