Surf: Gabriel Medina encara Kanoa Igarashi nas oitavas de final das Olimpíadas de Paris

Com a vitória na repescagem sobre o italiano Leonardo Fioravanti, Kanoa Igarashi avançou na competição masculina de surfe e se colocou no caminho de Gabriel Medina na busca pelo ouro nas Olimpíadas de Paris. Em 2021, o japonês eliminou o brasileiro na semifinal das Olimpíadas de Tóquio em uma bateria polêmica. Agora, o tricampeão mundial terá a chance de eliminar Igarashi nas oitavas de final em Teahupoo.

Após o show de Filipe Toledo na última bateria da repescagem, os brasileiros conheceram seus adversários na próxima fase da competição. Gabriel Medina enfrentará Kanoa Igarashi na quinta bateria das oitavas de final. Medina, tricampeão mundial, está no mesmo lado da chave que João Chianca, que enfrentará o marroquino Ramzi Boukhiam. Se ambos avançarem, se enfrentarão nas quartas de final. No outro lado da chave, Toledo terá pela frente o japonês Reo Inaba.

A polêmica entre Medina e Igarashi ocorreu nas semifinais do torneio de surfe olímpico de Tóquio-2020. Em uma decisão contestada por Medina, Igarashi venceu a bateria e avançou para disputar o ouro com o brasileiro Ítalo Ferreira, que saiu vencedor da competição. A reação de Igarashi foi irônica, usando as redes sociais para rebater Medina, que posteriormente criticou a postura do japonês.

Desde o embate em Tóquio, Medina se afastou no início de 2022 para cuidar da saúde mental, terminando a temporada da WSL (World Surf League) em 24º lugar. No ano seguinte, ele terminou em sexto lugar no circuito. Atualmente, Medina ocupa a oitava posição.

Kanoa Igarashi teve sua melhor temporada desde Tóquio-2020 em 2022, terminando em quinto lugar no circuito. Em 2023, o japonês ficou em 14º lugar. Nesta temporada, ele ocupa a 16ª posição. Em Teahupoo neste ano, Medina caiu na semifinal para John John Florence, que também está na disputa em Paris, enquanto Igarashi terminou o evento na nona posição.

 

Reprodução X/ Time Brasil