Operadores de câmera recebem instrução para não enquadrarem atletas femininas de forma insinuativa

Yiannis Exarchos, o presidente executivo do Serviço Olímpico de Transmissão (OBS, na sigla em inglês), pediu aos operadores de câmera que não enquadrem as atletas femininas de forma insinuativa, ou que reforcem algum estereótipo sexista contra no momento das filmagens. As Olimpíadas de Paris alcançaram uma marca importante para o esporte ao atingir paridade de gênero entre atletas pela primeira vez na história.

A determinação surgiu após o primeiro dia de transmissões. A OBS atualizou suas diretrizes para todos os operadores de câmera, reafirmando a necessidade de erradicar “estereótipos e sexismo” ao fornecer cobertura igualitária em todos os eventos olímpicos.

Infelizmente, em alguns eventos, elas (mulheres) ainda estão sendo filmadas de uma forma que você pode identificar que estereótipos e sexismo permanecem, mesmo pela forma como alguns operadores de câmera estão enquadrando atletas homens e mulheres de forma diferente. Atletas mulheres não estão lá porque são mais atraentes ou sensuais ou o que quer que seja. Elas estão lá porque são atletas de elite“, disse Exarchos.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Getty Images