Itamaraty anuncia que acompanha com atenção processo de apuração de eleição presidencial na Venezuela

Nesta segunda-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores afirmou que “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”. O Itamaraty ainda afirmou que “reafirma o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”. E finaliza afirmando que aguarda, “a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral, Maduro venceu o pleito contra Edmundo González, candidato da oposição. O atual chefe de governo obteve 51,2% dos votos contra 44%, direcionados a González.

Com o resultado, Maduro será reconduzido para um novo mandato de seis anos — de janeiro de 2025 a janeiro de 2031.

Em nota, o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, afirmou que “o governo brasileiro continua acompanhando o desenrolar dos acontecimentos para poder chegar a uma avaliação baseada em fatos”. Ele ainda afirmou que não deseja endossar nenhuma narrativa de que houve fraude, diante da complexidade da situação. “Nós queremos apoiar a normalização do processo politico venezuelano“.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução