‘Agosto Dourado’: mês de agosto é dedicado à campanha brasileira de amamentação

Instituído no Brasil em 2017, o mês do Aleitamento Materno no Brasil determina a criação de ações que promovem a amamentação e conscientizam sobre a importância do aleitamento materno, como:

  • realização de palestras e eventos;
  • divulgação nas diversas mídias;
  • reuniões com a comunidade;
  • ações de divulgação em espaços públicos;
  • iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Essa campanha é um lembrete constante da importância do aleitamento materno, não apenas como fonte de nutrição, mas também como um alicerce fundamental para o desenvolvimento da fala, linguagem e mastigação das crianças.

De acordo com Flávia Puccini, especialista em motricidade orofacial infantil, as mães devem estar sempre atentas ao conforto do bebê. “Se está doendo, algo está errado“, afirma. Ela recomenda que a mãe se certifique de que o bebê abocanhe o mamilo e a aréola sem tensão na boquinha, e não deve haver calo nos lábios do bebê. O mamilo também não deve sair amassado ou machucado. O mamada deve durar em torno de 10 a 30 minutos e os intervalos entre as mamadas devem ser maiores que 2h.

O leite materno protege o bebê de doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias, uma vez que funciona como um canal pode onde a mãe transfere os anticorpos. Além disso, ele é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, no desenvolvimento da fala e dos dentes.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Freepik